skip to Main Content
Falcões Do MDI!

Falcões do MDI!

No PCT-Guamá, onde o MDI está instalado, há uma grande fauna. Isto inclui uma grande quantidade de pássaros. Sem dúvida, uma das aves mais impressionantes é um falcão. Na realidade, há vários deles. O seu vôo é muito gracioso e eles fazem mergulhos em alta velocidade. É muito bonito de se ver!

As fotos a seguir mostram um deles sobrevoando o MDI (foto Manoel Sena) e depois pousado a uma certa distância (Fotos Raul Nascimento, com uma pequena luneta acoplada ao celular).

  

Deu vontade de estudar mais sobre ele. Foi o que fizemos. Ao comparar as fotos com a do site http://www.avesderapinabrasil.com , verificamos que trata-se da espécie Milvago chimachima, conhecida popularmente como Carrapateiro.
Na literatura científica há uma série de trabalhos sobre o vôo de aves de rapina, em especial o de falcões. A figura a seguir mostra um destes artigos, que pode ser obtido gratuitamente no endereço https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24505258 .

Esta figura é o resultado de uma simulação computacional feita com a ajuda do método de Elementos Finitos. As diferentes cores são as diferentes vorticidades do escoamento do ar em torno do corpo do falcão. A posição fechada em ângulo de suas asas faz com que seja minimizado o arrasto aerodinâmico e sensivelmente diminuída a geração de vórtices, que prejudicam o escoamento do ar em torno do corpo se gerados em excesso.

É a natureza sendo melhor compreendida com o uso da tecnologia. E, claro, estes estudos têm aplicação no projeto de drones e aviões cada vez mais eficientes.

E, lembre-se, para compreender melhor o método de Elementos Finitos, acesse a plataforma YouinLAB.

Back To Top