skip to Main Content
Elementos Finitos Em Implantes Dentários

Elementos Finitos em Implantes Dentários

Hoje em dia o mercado de trabalho adquiriu configuração bastante interdisciplinar. Muitos profissionais de diferentes áreas devem colaborar entre si para que resultados adequados sejam alcançados.

Neste post daremos mais um exemplo para você se formar com o MDI em Elementos Finitos, seja nos cursos presenciais ou online. E se vc quiser participar do sorteio de uma licença de um dos laboratórios do YouinLAB, basta preencher o formulário ao final do post.

A área de implantes dentários ganhou destaque nos últimos anos, pois apresenta muitas vantagens em comparação, por exemplo, ao uso de coroas sobre um dente incompleto.

Para que o implante tenha sucesso, é necessária a realização de um projeto sofisticado de Engenharia, que pode então ser aplicado pelos cirurgiões dentistas. Um exemplo de procedimento é o levantamento de membrana, que, em conjunto com o implante de osso, faz com quê possam ser usados parafusos mais adequados a cada situação.

Na figura a seguir, tem-se um exemplo de três tipos de parafuso e implante dentários usados. As cores diferentes referem-se a níveis diferentes de tensão mecânica. Em vermelho, os maiores valores. Caminhando na escala de cores para o violeta, tem-se os menores valores. Note a incrível diferença entre a distribuição de tensão nos três tipos de parafuso.

Assim, usando o parafuso que leva a menores tensões, o implante estará mais seguro para o uso considerado na aplicação. A figura a seguir mostra a malha de elementos finitos usada no cálculo. O artigo completo pode ser baixado gratuitamente neste link.

Formulário para comunicação e participação no sorteio.

Te aguardamos no curso!

Back To Top