skip to Main Content

O Mundo Digital Interativo, MDI, foi uma empresa que surgiu da constatação de que o uso de Tecnologia teria um importante papel no aprendizado interdisciplinar.

A trajetória do MDI teve início em 2011, formatado como um projeto de pesquisa no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM.

Ainda em 2011, o MDI deixou o estágio de projeto de pesquisa e passou a atuar como uma empresa estabelecida. Nos anos seguintes, foi desenvolvida para o IESAM uma plataforma para o nivelamento em Matemática e para a realização de atividades práticas de Física e Química usando simulação computacional.

Em 2014 a empresa teve um momento decisivo. Ela passou por uma reformulação societária que levou à composição definitiva de acionistas. No mesmo ano, a empresa teve uma proposta de projeto aprovada no programa Tecnova, com investimentos do próprio MDI, da FAPESPA (Fundação Amazônia para Amparo a Estudos e Pesquisas) e do FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Este projeto gerou empregos diretos, arrecadação para o governo estadual e para o governo federal, e permitiu desenvolver tecnologias de ponta que servem de base para os produtos da empresa.

Em 2016, o MDI deixou sua primeira sede, na Av. Humaitá, bairro do Marco, para ter a honra de ser a primeira empresa privada a se instalar no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, ocupando um módulo do pavimento térreo do Espaço Inovação. Neste ano também foi lançada ao público a plataforma YouinLAB.

Em 2017, a empresa, através de uma parceria com a empresa Letra e Ponto Projetos Educacionais, venceu uma concorrência internacional feita pelo Banco Mundial, para desenvolver a plataforma de EAD da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro. A plataforma e os cursos foram entregues dentro do prazo e o contrato teve todos os seus objetivos cumpridos. Ainda em 2017, para que fosse montado o seu próprio laboratório, o MDI Simulation Space, a empresa mudou-se para o terceiro andar do Espaço Inovação do PCT-Guamá, sua atual sede.

Em 2018, a oferta de cursos e de simuladores na plataforma YouinLAB aumenta, atendendo profissionais e estudantes de todo o Brasil, e o MDI também passa a ofertar cursos presenciais realizados no MDI Simulation Space.

 

Back To Top